obituário

Morreu Renato Cesar Pirottti

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Arquivo pessoal

Nascido em Tupanciretã, Renato Cesar Pirottti era filho de lberi Rodrigues de Carvalho e de Iris Luiza Pirotti de Carvalho, falecidos. Com apenas seis dias de idade, ele perdeu a mãe que, aos 21 anos, faleceu devido a uma embolia pulmonar pós-cesariana. O Renatinho ou Pylika, como também era conhecido, foi criado pelos avós Solidônia Rodrigues de Carvalho e Otacilio Rodrigues de Carvalho.
Mas, nesta trajetória, Renato contou com vários desafios, os quais não o impediram de alcançar inúmeras conquistas por onde passou. Quis o destino que, em uma madrugada quente de fevereiro de 1974, ao retornar com amigos de um baile em Vila Jóia, o fusca em que viajavam capasse. Renato, que vinha dormindo no banco traseiro, sofreu séria lesão medular e, por dois anos, esteve em tratamento no Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília.
Em 1976, retornou a Tupanciretã com uma sequela do acidente no lado esquerdo, a qual carregaria pelo resto da vida. Exemplo de superação, mesmo assim, levou adiante cada objetivo e tornou-se um grande empresário. Apesar das limitações físicas para se locomover, era comunicativo e totalmente independente. Viajava sozinho de avião ou de ônibus para qualquer parte do Brasil e, é claro, fazia questão de dirigir o próprio carro.

Mega-Sena deve pagar R$ 27 milhões neste sábado

No auge da época das discotecas, ele criou o grupo melódico Pylika Som, especializado na colocação de som mecânico em clubes e boates em todo o Rio Grande do Sul.

Em Cruz Alta, ele foi sócio-proprietário do Bar Cilindrão. Em Tupanciretã, em frente à sede da Agropan, Renato teve o bailão Sonzão e a boate Gota D'agua no antigo Bar Tio Patinhas, onde hoje é a loja Cazarotto Materiais de Construção. Entre tantas atividades, por mais de 30 anos, ele foi diretor proprietário do O Semanário, principal jornal de Tupanciretã.
Do casamento com Themis Goretti Moreira Leal Carvalho, Renatinho teve dois filhos, Natália e Theodoro. Os netos Pedro Afonso e Iris completavam a alegria do empresário. Devido à forte atuação na área pública e de comunicação do Estado, em 2015, Renato foi eleito presidente da Associação dos Jornais do Interior do RS (Adjori), função para a qual foi reeleito em 2018.
Em 2019, Renato, ainda, assumiu a presidência da Associação dos Jornais do Interior do Brasil (Abrajori). O envolvimento social também era prioridade na agenda de Pylika. Em Tupanciretã foi presidente do Clube do General, Clube da Sauna, Acimec e, também, membro de inúmeras diretorias de outros clubes sociais.

Nova Tabela de Fretes entra em vigor na segunda

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Arquivo pessoal

Atencioso e sempre disposto com todos, Renato tinha um círculo de amizade muito grande. Neste vínculo, destaca-se o ex-prefeito Luiz Adolfo B. Dias, de quem foi amigo desde a infância. Ainda no meio político, Renato teve grandes amigos, entre eles, Paulo Paim que, em 9 de dezembro, no plenarinho do senado fez uma bela homenagem a Renato. Os senadores Lasier Martins, Emilia Fernandes e Ana Amélia Lemos estão entre tantos outros que fizeram questão de honrar Renato, bem como Darcisio Perondi, Pedro Westphalen e Orion Cabral, e os ex-governadores Leonel Brizola, José Ivo Sartori, Alceu Colares e Ieda Crusius. José Ivo Sartori tinha grande carinho por Renato, a quem chamava para sentar-se com ele à mesa, onde quer que estivesse.
Sempre em busca de conhecimento, Renato cursou Direito na Unicruz. mas não chegou a concluir o curso.
Renato Cesar Pirottti faleceu em 8 de dezembro de 2018, no Hospital Regional Santa Lúcia de Cruz Alta, prestes a completar 65 anos, devido a complicações de vários tratamentos de saúde. Ele foi sepultado, no dia seguinte, no cemitério municipal de Tupanciretã. Os amigos desejam que Deus perdoe seus pecados e acolha a sua alma.
"Daí-lhe ó Senhor, o descanso eterno e que a luz perpétua o ilumine".

Homenagem de José Sidney Göergen, advogado

Restituições do lote residual do Imposto de Renda são pagas nesta quarta

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Falecimentos em Santa Maria e Região Anterior

Falecimentos em Santa Maria e Região

Próximo

Morreu a professora aposentada Maria Lúcia da Costa Scherer